16ª Plenária da CUT
16ª Plenária da CUT definirá estratégia da Central em defesa dos trabalhadores.
Encontro reunirá sindicalistas de todos o país.
De 21 a 24 de outubro, a CUT realizará a 16ª Plenária Nacional – João Felício e Kjeld Jakobsen, evento que reunirá dirigentes sindicais de todo o Brasil para organizar a estratégia de luta da Central com base na realidade da classe trabalhadora. A participação dos mais de 950 delegados sindicais será de forma virtual por causa da pandemia do novo coronavírus. “Nos últimos tempos, a classe trabalhadora tem sofrido uma forte degradação dos direitos, de ataques às liberdades e de exploração pelo capital”, pontua Carmen Foro.“O momento é delicado, mas de uma necessidade muito grande de se reorganizar e fazer o que a CUT sempre fez, que é lutar com mais garra ainda, e com todos os seus instrumentos, para defender os trabalhadores”, acrescenta a dirigente.A Plenária, reforça os desafios já colocados e deliberados no 13° Congresso da CUT, realizado na Praia Grande, em 2019. Porém, com o advento da pandemia, os eixos de luta agora incluem, primordialmente, a defesa da vida. De acordo com o caderno base da Plenária, documento que serve de guia para os debates, o fortalecimento da organização da classe em defesa da vida, dos direitos e da democracia é urgente. “Temos que manter a mobilização e a luta”, diz Carmen Foro. “A luta pelo fim deste governo é tarefa principal da sociedade brasileira. É o caminho para reconquistar direitos brutalmente atacados”, afirma a Secretária-Geral da CUT. A luta faz a lei e, seguindo princípios e compromissos da Central, de defender a classe trabalhadora, serão construídas as bases para um movimento sindical cada vez mais forte. “E para que o Brasil reencontre o caminho da democracia e da justiça social”, completa a dirigente.
Agenda
Esta é a primeira vez que um encontro para o debate da estratégia de luta a ser adotada nos próximos tempos será realizado também de forma virtual. Ao todo, 950 delegados sindicais já estão inscritos para participar dos debates, sendo 481 homens (60,6%) e 469 mulheres (49,4%).
Dia 20/10 – 19h – Abertura oficial
-Homenagem póstuma aos ex-presidentes da CUT João Felício, falecido em 2020, e Kjeld Jakobsen, falecido este ano.
Dia 21/10 – Abertura da sala virtual e credenciamento
- Apresentação do Regimento Interno e Conjuntura
- Conferência com Dilma Roussef e Celso Amorim
Dia 22/10 – Estratégia
-Painel com Rafael Freire (CSA) e Carmen Foro, com apresentação do texto-base
-Grupos de Trabalho para aprofundar debate sobre 3 Eixos e apresentação das Emendas
-Plenário para votação das Emendas
-Apresentação de Pesquisa sobre Trabalhadores em aplicativos
Dia 23/10 – Estratégia – Projeto Organizativo
- Pronunciamento do presidente da CUT, Sergio Nobre, e grupos de trabalho para aprofundar o debate, com apresentação das emendas.
Dia 24/10 – Apreciação das Emendas do Eixo 4
-Plano de Lutas, Moções e Encerramento